Notícia
Novo embaixador português em Havana, um dia depois de Cuba e EUA reabrirem embaixadas
Luís Filipe Melo e Faro Ramos substitui Fernando António Alberty Tavares de Carvalho no cargo de Embaixador de Portugal em Havana. Esta alteração acontece um dia depois dos EUA e Cuba terem aberto as respectivas embaixadas, materializando o reatar de relações diplomáticas entre os dois países.
Foi publicada esta terça-feira, 21 de Julho, em Diário da República, a exoneração de Fernando António Alberty Tavares de Carvalho do cargo de Embaixador de Portugal em Havana, sendo substituído na função por Luís Filipe Melo e Faro Ramos.
Esta alteração na representação diplomática de Portugal em Cuba acontece após o reatar das relações diplomáticas entre os EUA e o país liderado por Raul Castro, um momento histórico depois de 54 anos de costas voltadas.
A abertura das respectivas embaixadas em Washington e Havana, que teve lugar esta segunda feira, 20 de Julho, coincide com a nomeação do novo Embaixador de Portugal em Cuba.
O reatar de relações entre os EUA e Cuba permitirá aos respectivos diplomatas circular livremente em todo o território, sem necessidade de autorização dos governos, e deverá contribuir para o intensificar das relações comerciais entre os dois países.
Raul Castro considerou que se iniciou ontem, 20 de Julho, "uma nova etapa, longa e complexa, no caminho para a normalização das relações" e salientou que será necessária "vontade para encontrar soluções para os problemas que se acumularam ao longo de cinco décadas".