Notícia
Governo com oito novos secretários de Estado e 11 reconduzidos
O Governo de Passos Coelho terá a partir de sexta-feira oito novos secretários de Estado. O novo Ministério da Economia de Pires de Lima tem duas caras novas, no ministério dos Negócios Estrangeiros há dois novos nomes e Paulo Portas terá dois secretários de Estado. Também há mexidas na Educação e na Segurança Social. Conheça aqui os nomes dos 18 secretários de Estado e da subsecretária de Estado que tomam posse esta sexta-feira.
O Presidente da República aprovou esta quinta-feira os 16 nomes propostos por Passos Coelho para os cargos de secretários de Estado no Governo. Já na madrugada de sexta-feira foram conhecidos os nomes dos três secretários de Estado de Rui Machete, sendo que no total há agora oito caras novas no Executivo. A tomada de posse é na sexta-feira às 15h.
Economia com duas caras novas
No Ministério da Economia o número de secretários de Estado desce de cinco para quatro, sendo que da equipa de Santos Pereira transitam dois secretários de Estado: Sérgio Monteiro permanece com a pasta das Transportes e Adolfo Mesquita Nunes com o Turismo.
Leonardo Mathias (na foto) entra para o Governo com o cargo de Secretário de Estado adjunto, ocupando um lugar que tinha sido deixado vago por Almeida Henriques, que tinha saído do Governo na última remodelação em Abril. Membro do Conselho Nacional do CDS/PP, a que preside Pires de Lima, Mathias vem do mundo da finança. Passou pelo BES e era director executivo da gestora de activos Schroders.
Pedro Gonçalves, que vem do AICEP, fica com a pasta da Inovação, Investimento e Competitividade, substituindo Franquelim Alves como secretário de Estado do Empreendedorismo. Franquelim Alves ficou assim menos de seis meses do Governo, depois da sua escolha ter gerado polémica, devido à passagem pela SLN, a “holding” que controlava o BPN.
Portas com dois secretários de Estado
No Ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Rui Machete, não são ainda conhecidos os novos secretários de Estado, sendo que Portas tinha três membros na sua equipa: José Cesário, Almeida Leite e Morais Leitão.
Morais Leitão permanece no Governo mas com novas funções, já que será o secretário de Estado adjunto do vice-primeiro-ministro. Paulo Portas permanece também na sua equipa com Vânia Barros, que passa de subsecretária de Estado adjunta dos Negócios Estrangeiros para subsecretária de Estado adjunta do vice-primeiro-ministro.
Moreira da Silva mantém Artur Trindade e Paulo Lemos
No novo Ministério da Energia e Ambiente, de Jorge Moreira da Silva, há três secretarias de Estado. Artur Trindade permanece no Governo, mantendo a pasta da Energia – que sai do Ministério da Economia – e Paulo Lemos também continua como secretário de Estado do Ambiente, que antes estava sob a alçada do Ministério de Assunção Cristas.
Foi criada uma nova secretária de Estado, Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, que será ocupada por Miguel de Castro Neto. Estas pastas eram da responsabilidade de Paulo Lemos, que agora fica apenas com o Ambiente.
Branquinho substitui Marco António Costa
Mas há mais mexidas na composição do Governo. Marco António Costa deixa a secretária de Estado da Segurança Social para ser o número dois do PSD, sendo que será substituído por Agostinho Branquinho.
Do mega-ministério que era liderado por Santos Pereira saem duas pastas. A Energia fica sobre a alçada de Moreira da Silva e o emprego salta para o ministério liderado por Pedro Mota Soares. Pedro Roque sai do Executivo, depois de ter substituído Pedro Miguel Silva Martins em Fevereiro deste ano. Será substituído por Octávio Félix de Oliveira.
A última alteração é feita na educação, com José Alberto Nunes Ferreira Gomes a substituir João Filipe Queiró.
Machete substitui Almeida Leite por Campos Ferreira
No Ministério dos Negócios Estrangeiros, agora liderado por Rui Machete, mantém-se um secretário de Estado e entram dois novos, apurou a TVI24 na madrugada de sexta-feira.
O até agora deputado do PSD Luís Campos Ferreira substitui Francisco Almeida Leite como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Bruno Maçães, que até agora era assessor político de Passos Coelho, é o novo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, substituindo Miguel Morais Leitão, que foi para o gabinete do vice-primeiro-ministro Paulo Portas. Já José Cesário mantém-se como secretário das Comunidades.
QUEM TOMA POSSE ESTA SEXTA-FEIRA
Os novos secretários de Estado
Secretário de Estado Adjunto e da Economia – Dr. Leonardo Bandeira de Melo Mathias
Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade – Dr. Pedro Pereira Gonçalves
Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza – Doutor Miguel de Castro Neto
Secretário de Estado do Ensino Superior – Prof. Doutor José Alberto Nunes Ferreira Gomes
Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social – Dr. Agostinho Correia Branquinho
Secretário de Estado do Emprego – Dr. Octávio Félix de Oliveira
Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação – Dr. Luís Álvaro Barbosa de Campos Ferreira
Secretário de Estado dos Assuntos Europeus – Dr. Bruno Verdial de Castro Ramos Maçães
Os secretários de Estado reconduzidos, mas que mudam de Ministério
Secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro Ministro – Dr. Luís Miguel Gubert Morais Leitão
Secretário de Estado do Ambiente – Dr. Paulo Guilherme da Silva Lemos
Secretário de Estado da Energia – Dr. Artur Álvaro Laureano Homem da Trindade
Subsecretária de Estado Adjunta do Vice-Primeiro Ministro – Dr.ª Vânia Carvalho Dias da Silva de Antas de Barros
Os secretários de Estado reconduzidos e que ficam no mesmo Ministério
Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações – Dr. Sérgio Paulo Lopes da Silva Monteiro
Secretário de Estado do Turismo – Dr. Adolfo Miguel Baptista Mesquita Nunes
Secretário de Estado da Agricultura – Eng. José Diogo Santiago de Albuquerque
Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural – Prof. Doutor Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva
Secretário de Estado do Mar – Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu
Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar – Prof. Doutor Alexandre Nuno Vaz Baptista de Vieira de Brito
Secretário de Estado das Comunidades - Dr. José de Almeida Cesário
(notícia actualizada com o anúncio oficial dos secretários de Estado do ministro dos negócios Estrangeiros)