Notícia
Pires de Lima traz duas caras novas para a Economia
Leonardo Mathias vem do mundo da finança e é o braço-direito do novo ministro da Economia. Pedro Gonçalves sai da AICEP e fica com “Inovação, Investimento e Competitividade”.
António Pires de Lima, o novo ministro da Economia, vai ter quatro secretários de Estado. Mantém dois que integravam a equipa de Álvaro Santos Pereira, seu antecessor, e traz duas caras novas para a Horta Seca.
O braço-direito do dirigente centrista e antigo CEO da Unicer é Leonardo Mathias. Membro do Conselho Nacional do CDS/PP, a que preside Pires de Lima, Mathias vem do mundo da finança e fica como Secretário de Estado Adjunto e da Economia. Pedro Gonçalves vem do AICEP e substitui Franquelim Alves na pasta que, no lugar de "Empreendedorismo", passa a designar-se de “Inovação, Investimento e Competitividade”.
Adolfo Mesquita Nunes, também do CDS-PP, e Sérgio Monteiro transitam da anterior equipa e permanecem, respectivamente, como secretário de Estado do Turismo e secretário de Estado das "Infra-estruturas [antes era Obras Públicas], Transportes e Comunicações”.
Licenciado em Gestão de Empresas pela American University, Washington, Leonardo Mathias iniciou a sua carreira profissional em 1991 no Banco Espírito Santo Mercado de Capitais, tendo sido promovido em 1997 a director do Banco Espírito Santo de Investimentos (BESI). Em 2000, passou para a gestora de activos Schroders. Actualmente era sócio e administrador da gestora de activos Dunas Capital. Integrou a comissão promotora do “Compromisso Portugal”.
Em entrevista ao “Público” em Novembro de 2012, Leonardo Mathias, actual sócio e administrador da gestora de activos Dunas Capital e membro do Conselho Nacional do CDS/PP, dizia que faltava ao Orçamento do Estado para 2013 “um choque vitamínico” que relance o crescimento económico.
Pedro Gonçalves, o outro novo rosto no Ministério da Economia, vem do AICEP, onde era desde 2011 Administrador Executivo e CFO, responsável designadamente pelas áreas das Grandes Empresas. Licenciado em Economia pela Católica, com MBA da Nova de Lisboa, Pedro Gonçalves fez antes carreira também no mundo financeiro: esteve no BES, como director responsável do Gabinete de Monetização e Crédito a Empresas, e antes na Espírito Santo Activos Financeiros (ESAF) e na Companhia de Seguros Tranquilidade.