Notícia
Moreira da Silva mantém Artur Trindade. Cristas fica com quatro secretários de Estado
O antigo número dois do Governo terá três secretários de Estado a seu cargo, dois deles reconduzidos. O novo nome, Miguel Neto, vai ter a cargo uma nova pasta, a da Conservação da Natureza. Já Assunção Cristas conta com quatro ajudantes, menos um do que antes da remodelação.
Jorge Moreira da Silva vai ter três secretários de Estado no seu Ministério da Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. Só um deles é estreante.
Artur Trindade permanece como secretário de Estado da Energia. Antes, esta pasta estava na tutela da Economia, quando era liderada por Álvaro Santos Pereira. Com o Governo remodelado, transita para o Ministério do Ambiente.
Este tem sido um tema sensível para o Executivo de Passos Coelho devido às negociações para o corte das rendas pagas a empresas no sector eléctrico. O primeiro secretário de Estado com esta pasta, Henrique Gomes, demitiu-se com fortes críticas a esse processo.
Ambiente e Ordenamento separam-se
Além de Artur Trindade, o até aqui número dois do PSD conta com mais dois secretários de Estado. O Ambiente e o Ordenamento do Território, anteriormente agregados, são separados. O antigo responsável, Paulo Lemos, fica com o Ambiente.
O Ordenamento do Território ganha a Conservação da Natureza e serão tutelados por um secretário de Estado. Miguel Castro Neto é a cara desta pasta. De acordo com o curriculum disponibilizado pelo Governo, é doutor em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, “com particular ênfase na utilização da Internet em agricultura”. É sócio-gerente da Agri-Ciência, Consultores de Engenharia.
Cristas com quatro secretários de Estado
Apesar da ligação de Castro Neto à Agricultura, essa mantém-se no Ministério de Assunção Cristas. O megaministério foi desmantelado mas só se “perde” um secretário de Estado (Paulo Lemos para o Ambiente).
O secretário de Estado da Agricultura continua a ser José Diogo Albuquerque, enquanto as Florestas e Desenvolvimento Rural mantêm-se sob responsabilidade de Francisco Gomes da Silva.
Manuel Pinto de Abreu é nomeado, novamente, como secretário de Estado do Mar, o mesmo acontecendo com Nuno Vieira de Brito, que se mantém como secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.
Dado que o ministro e a composição das pastas se alteraram, os seus titulares têm de tomar novamente posse. Acontecerá na sexta-feira, 26 de Julho, pelas 15 horas.