Notícia
Galamba: Venda ou nacionalização do NB depende das propostas e do comprador
“O PS não tem uma posição dogmática sobre o processo” de venda do Novo Banco, diz João Galamba. O socialista acusa o PSD de querer vender o banco a qualquer preço.
João Galamba defende que o Partido Socialista não tem qualquer preferência no que diz respeito ao processo de venda do Novo Banco. "Faremos aquilo que for melhor".
"Não há nada de determine que a nacionalização seja uma melhor solução que a venda" ou que a venda seja uma melhor solução que a nacionalização do banco liderado por António Ramalho, declarou o deputado socialista esta quinta-feira, 12 de Janeiro, no Parlamento.
Segundo o porta-voz socialista, a decisão em relação à venda da instituição financeira herdeira do BES "depende das propostas, do comprador e do que o comprador se proponha a fazer".
O Novo Banco está em processo de venda com o Banco de Portugal e o Governo em negociações com os fundos de investimento Lone Star e Apollo/Centerbridge mas o tema da nacionalização tem vindo a ganhar adeptos não só à esquerda como também à direita. O PSD, o BE e o PCP quiseram alterar a agenda do dia do plenário desta quinta-feira e trouxeram o assunto Novo Banco para o debate.
Na sua intervenção, o PS atacou ainda o PSD por ter declarado, aquando da resolução aplicada ao BES a 3 de Agosto de 2014, que não haveria "nenhum custo" para os contribuintes com o empréstimo de 3,9 mil milhões de euros ao Fundo de Resolução, com João Galamba também a dizer que os social-democratas admitem, agora, a venda a qualquer preço.