Notícia
Escócia prepara novo referendo para independência
Em setembro de 2014 houve um primeiro referendo com vista à independência da Escócia, com 55% a votarem para continuarem a fazer parte do Reino Unido.
A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon (na foto), anunciou esta terça-feira a preparação de um anteprojeto de lei para um novo referendo sobre a independência – a que foi dado o nome de indyref2 – da Escócia perante o Reino Unido.
Ao anunciar o seu programa para o governo, no parlamento escocês, Nicola Sturgeon dise que o anteprojeto de lei estabelecerá a pergunta que irá ser feita aos cidadãos no novo referendo, avançou o Evening Standard.
Recorde-se que em setembro de 2014 houve um primeiro referendo com vista à independência da Escócia, com 55% a votarem para continuarem a fazer parte do Reino Unido.
Nicola Sturgeon declarou perante os deputados que nas eleições para o parlamento, de 6 de maio do próximo ano – em que os quatro milhões de eleitores escoceses elegerão 129 deputados –, defenderá a independência da Escócia e procurará "um claro apoio ao direito da Escócia de escolher o seu próprio futuro".
Será a sexta eleição desde que o parlamento escocês foi constituído, em 1999.
Por agora, a primeira-ministra escocesa disse que a prioridade do governo continua a ser o combate à covid-19.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou em janeiro deste ano o pedido de Nicola Sturgeon para que o Reino Unido transferisse as prerrogativas necessárias para que a Escócia pudesse realizar um segundo referendo à independência do país. Isto por considerar que não fazia sentido realizar nova consulta popular apenas seis anos após um primeiro referendo.