Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Demissão do MNE francês antecipa remodelação governamental

Em duas semanas, dois ministros do Governo liderado por Manuel Valls anunciaram a sua demissão. A imprensa francesa adianta que poderá estar na calha uma remodelação alargada do Executivo.

Bloomberg
10 de Fevereiro de 2016 às 12:25
  • ...

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de França, Laurent Fabius (na foto), está de saída do cargo e deverá tomar posse como presidente do Conselho Constitucional (CC) do país.


A demissão foi confirmada pelo próprio na manhã desta quarta-feira, 10 de Fevereiro, à saída da reunião do conselho de ministros. "Sim", respondeu, quando questionado pelos jornalistas, sobre se esta era a última reunião do Governo em que participava. A sua demissão vinha há algum tempo a ser avançada pela comunicação social.

Esta é, no espaço de duas semanas, a segunda saída do Executivo francês, depois de a ministra da Justiça, Christiane Taubira, ter abandonado o cargo por discordar das alterações à lei da nacionalidade que podem vir a prever a retirada deste estatuto nomeadamente a autores de actos terroristas.

À saída de Fabius deverá seguir-se uma remodelação governamental alargada, prevêem os meios de comunicação social franceses. Na segunda-feira o Presidente francês, François Hollande, enviou uma lista de nomes para verificação prévia da sua situação fiscal, o que faz prever mudanças governamentais. O nome da socialista Martine Aubry tem sido falado para suceder a Fabius no MNE.

Já foi entretanto confirmada a ida de Fabius para a presidência do Conselho Constitucional (CC, com funções semelhantes ao Tribunal Constitucional português). O CC, criado em 1958, zela pelo respeito da Constituição e dos direitos e liberdades garantidos pelo texto fundamental.

Laurent Fabius evidenciou-se recentemente como presidente do COP 21, a cimeira do clima em Paris na qual se chegou a acordo para novas metas de redução das emissões de gases em 189 países. 

Ver comentários
Saber mais MNE França Laurent Fabius Governo política Paris governo (sistema) demissão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio