Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego em França bate recorde mas abranda em 2015

O ritmo de novas entradas nas filas dos centros de emprego abrandou no ano passado. A entidade estatística espera que a tendência de queda da taxa de desemprego se prolongue nos primeiros meses deste ano.

Reuters
27 de Janeiro de 2016 às 19:14
  • ...

O número de desempregados em França voltou a bater recordes no ano passado, mas o ritmo de crescimento no número de pessoas sem ocupação laboral abrandou em relação ao verificado no final do ano anterior (2014).

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho, o número de desempregados sem qualquer actividade aumentou em 90 mil em 2015 (mais 2,6%), quando no ano anterior (2014) tinha crescido 189 mil (ou seja, mais 5,7% que em 2013).

O último mês do ano acrescentou 15.800 pessoas às filas dos centros de emprego, levando para 3,85 milhões o número de pessoas sem qualquer ocupação profissional.

Porém, se contados todos os desempregados (incluindo aqueles que têm uma actividade profissional reduzida), o número total de inscritos naqueles centros aumenta para os 5,47 milhões de desempregados, um crescimento de 5% face a 2014.

Se no desemprego jovem (menores de 25 anos) os valores recuaram 4% no espaço de um ano, já entre os mais velhos esse número aumentou 8,4% para 892.000.

A taxa de desemprego no último trimestre de 2015 fechou nos 10,6% e espera-se que regrida ligeiramente, para 10,4%, nos primeiros três meses deste ano, de acordo com as previsões do instituto de estatísticas. 

Na semana passada o presidente francês François Hollande anunciou um plano de urgência para o desemprego, um pacote de medidas avaliado em mais dois mil milhões de euros que inclui a formação de desempregados e a atribuição de estímulos à contratação.

Ver comentários
Saber mais Ministério do Trabalho França economia negócios e finanças desemprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio