Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Demissão de Vítor Gaspar não deixa indiferente imprensa internacional

A saída de Vítor Gaspar do Ministério das Finanças não deixou indiferente a comunicação social internacional, que descreve o ex-ministro como o "artífice" das políticas de austeridade aplicadas em Portugal e um dos membros "mais poderosos" do Governo.

Miguel Baltazar/Negócios
01 de Julho de 2013 às 20:18
  • ...

A edição online do jornal espanhol ABC, citando a agência espanhola EFE, descreve o ex-ministro como um dos elementos mais impopulares do Governo português.

 

Na mesma notícia, o diário espanhol afirma que Gaspar era o "artífice" das políticas de austeridade aplicadas em Portugal, bem como era considerado "o membro mais poderoso do executivo do conservador Pedro Passos Coelho".

 

O El Pais refere igualmente a demissão de Gaspar, afirmando que Gaspar era o rosto da troika em Portugal.

 

O também espanhol El Mundo indica que Vítor Gaspar "estaria a preparar novas medidas de ajustamento financeiro, rejeitadas por toda a oposição", noticiando ainda a sua substituição no cargo por Maria Luís Albuquerque, até aqui secretária de Estado do Tesouro.

 

Em França, o pedido de demissão de Vítor Gaspar é notícia no diário Le Monde, que afirma que o ex-ministro e número dois do Governo português era "o principal responsável da estratégia económica deste país [Portugal] sob assistência financeira".

 

No Reino Unido, tanto a BBC News como o jornal The Guardian, focam a demissão de Gaspar.

 

Como legenda de uma fotografia de Vítor Gaspar, a BBC indica que o ex-ministro das Finanças era "altamente considerado pelos credores internacionais".

 

O alemão Berliner Morgenpost, um dos jornais mais lidos na Alemanha, relata igualmente este acontecimento na sua edição online com o título "Ministro das Finanças português Gaspar renuncia".

 

A edição online do norte-americano The Washington Post também noticiou a saída do ministro português, chamando para título a frase "Ministro das Finanças português renuncia no meio da pressão para o Governo suavizar austeridade".

 

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresentou hoje o pedido de demissão e vai ser substituído pela sua secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque.

 

Numa carta enviada ao primeiro-ministro, Vítor Gaspar admitiu ter pedido duas vezes a demissão do Governo, em 2012 e já em 2013, e justifica a sua saída com a falta de "mandato claro" para concluir atempadamente a sétima avaliação da troika.

 

Maria Luís Albuquerque toma posse na terça-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa. 

Ver comentários
Saber mais Vítor Gaspar Finanças imprensa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio