Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa vai entregar "muito brevemente" respostas ao Parlamento sobre alegada pressão no BdP

Em causa estão as acusações do ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa, feitas no livro "O Governador" escrito pelo jornalista Luís Rosa, sobre António Costa. Primeiro-ministro diz que "deu trabalho recuperar alguma da documentação", mas que irá anexar tudo na respostas às 12 questões colocadas pelo PSD.

António Costa no parlamento em dia de debate do orçamento de estado 2023
11 de Janeiro de 2023 às 16:17
  • ...
O primeiro-ministro, António Costa, prometeu esta quarta-feira entregar "muito brevemente" respostas ao Parlamento sobre a sua alegada interferência junto do Banco de Portugal, a favor da empresária angolana Isabel dos Santos e do Santander no processo de resolução do Banif. 

"Acho que muito brevemente [darei resposta]. O assunto de facto não era novo, mas já era antigo que deu trabalho recuperar alguma da documentação que (...) será anexa às minhas respostas", garantiu o líder do Executivo socialista, no debate sobre política geral, na Assembleia da República.

O primeiro-ministro respondia assim ao líder da bancada do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, que questionou quando é que o primeiro-ministro irá dar resposta às 12 questões colocadas pelo PSD sobre a "interferência de António Costa teve no Banco de Portugal", relativamente à empresária angolana Isabel dos Santos e ao processo de resolução do Banif. 

O líder parlamentar do PSD lembrou que António Costa garantiu que as "repostas seriam rápidas, fáceis e esclarecedoras". "Supreendentemente, passados os 30 dias do período regimental de resposta, recebemos um pedido de adiamento, sem indicação de quando entregava essas respostas, por que, segundo palavras suas [do primeiro-ministro], as respostas são complexas", frisou Joaquim Miranda Sarmento.

Em causa estão as acusações do ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa, feitas no livro "O Governador" escrito pelo jornalista Luís Rosa, sobre António Costa. Carlos Costa revela ter recebido um telefonema do primeiro-ministro a pedir um tratamento favorável a Isabel dos Santos e acusa o Governo de ter negociado nas costas do Banco de Portugal a venda do Banif ao Santander.
Ver comentários
Saber mais António Costa debate Parlamento PSD Miranda Sarmento Banco de Portugal Banif Santander Isabel dos Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio