Notícia
Cavaco Silva: "É fundamental continuar a apoiar os jovens empresários"
O Presidente da República apelou aos jovens empreendedores para apostarem na internacionalização: "Portugal é um país pequeno, limitado. Há que começar a olhar desde o início para a internacionalização".
Cavaco Silva considera que os jovens empresários são uma peça fundamental da economia portuguesa e devem ser apoiados. "É fundamental continuar a apoiar os jovens empresários", declarou o chefe de Estado esta quarta-feira, 3 de Dezembro, no 25º aniversário da Fundação da Juventude no Porto.
Devido à limitação do mercado nacional, defendeu que estes empresários devem apostar noutros mercados. "Tenho confiança nos jovens empresários que saem das escolas com uma visão global. Portugal é um país pequeno, limitado. Há que começar a olhar desde o início para a internacionalização".
O Presidente da República elogiou o papel desempenhado por estes empreendedores para o crescimento de Portugal. "Devido ao contributo que os jovens empresários dão para a recuperação da economia portuguesa, é fundamental que se fortaleça este grupo de jovens empresários que têm vindo a aparecer de Norte a Sul do país", reconheceu.
Cavaco Silva também enumerou as qualidades destes jovens empreendedores: "Têm criatividade, apostam na sua formação, não receiam a concorrência e estão integrados nas redes globais".
No seu discurso, também abordou a investigação e desenvolvimento realizado no país. "Portugal tem hoje um grupo de jovens na área de investigação e ciência à escala internacional, com um nível de excelência na ciência internacional".
O Presidente congratulou assim os primeiros prémios alcançados pelos cientistas portugueses João Araújo, Mariana Garcia e Matilde Moreira, na 26ª edição do concurso da União Europeia para Jovens Cientistas.