Notícia
Bloco apresentou alternativas para financiar aumento de pensões
O Bloco de Esquerda recusa a ideia de financiar o aumento de pensões com a redução gradual da sobretaxa de IRS. Partido apresentou alternativas ao Governo. Negociações vão continuar.
O Bloco de Esquerda defendeu esta quarta-feira que não faz sentido financiar o aumento de pensões com impostos sobre o trabalho e adiantou que o partido apresentou ao Governo alternativas para garantir o objectivo de aumentar os pensionistas.
"Não consideramos que seja necessário que se altere a política fiscal no que toca aos rendimentos do trabalho" para pagar o aumento das pensões, disse o líder parlamentar do Bloco de Esquerda.
Pedro Filipe Soares falava aos jornalistas no Parlamento depois de um encontro com o Governo, que está a apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2017 aos partidos da oposição.
"Não faz sentido que se coloque em contraponto" um aumento das pensões face a uma descida gradual da sobretaxa de IRS ao longo do próximo ano (o fim da sobretaxa de IRS está previsto para 1 de Janeiro de 2017), disse João Oliveira, acrescentando que "há alternativas que são socialmente mais justas". "Propusemos alternativas", afirmou, que não incidem sobre os rendimentos do trabalho, sem querer detalhar.
O líder parlamentar bloquista mostrou-se depois disponível para "melhorar" a proposta de lei do Orçamento, que deverá entrar na Assembleia esta sexta-feira, mesmo depois dela ser aprovada em Conselho de Ministros. "Estamos a tentar que a proposta de lei do Governo seja a melhor possível", afirmou, acrescentando, porém, que "até ao final de Novembro" o Orçamento pode ser alterado.