Notícia
Trump tem lista de mais de seis candidatos para liderar a Fed
Além de Janet Yellen e Gary Cohn, Donald Trump estará a considerar os nomes de mais candidatos para o cargo de presidente da Fed, entre economistas e homens de negócios.
Ao contrário do que se antecipava, a corrida à liderança da Reserva Federal norte-americana não se faz apenas entre dois candidatos. Serão pelo menos seis os nomes que estão a ser considerados pela Casa Branca para o cargo de presidente da Fed, entre economistas e homens de negócios, avança a Bloomberg, citando fontes próximas do processo.
Além da actual presidente, Janet Yellen, e do director do Conselho Económico Nacional, Gary Cohn – apontados como os dois grandes candidatos – o presidente Donald Trump estará a considerar os nomes do governador da Fed Kevin Warsh, o economista da Universidade de Columbia Glenn Hubbard e o professor da Universidade de Stanford John Taylor.
De acordo com a agência noticiosa, o nome de Lawrence Lindsey, antigo conselheiro económico do presidente George W.Bush também está em cima da mesa. Outras fontes referem que o ex-CEO do US Bancorp, Richard Davis, e o antigo líder do BB&T Corp., John Allison, foram igualmente considerados.
Em Julho, o presidente norte-americano confirmou estar a considerar Yellen e Cohn para o cargo. Desde então, porém, o nome de Cohn tem perdido força, depois de o antigo presidente do Goldman Sachs ter criticado publicamente as declarações de Trump, no seguimento do episódio de violência em Charlottesville, Virginia.
O mandato de Janet Yellen termina no final de Janeiro do próximo ano, e Trump já garantiu que poderá não tomar nenhuma decisão até ao final do ano.
Quanto ao vice-presidente Stanley Fischer anunciou esta semana que vai abandonar o cargo em Outubro, nove meses antes do fim do mandato.