Notícia
Suíça mantém taxa dos depósitos em -0,75%
O banco central suíço manteve a política monetária inalterada e reiterou que vai intervir no mercado cambial caso seja necessário desvalorizar a moeda.
O Swiss National Bank (SNB) manteve a política monetária, continuando assim a ser o banco central que tem a taxa de juro de remuneração dos depósitos mais baixa.
Tal como esperavam os economistas, a taxa dos depósitos ficou estável em -0,75%. O banco central, liderado por Thomas Jordan, reiterou ainda que vai continuar activo no mercado cambial, para defender o franco suíço, caso seja necessário.
"O referendo para o Reino Unido sair da União Europeia causou uma incerteza considerável e tornou mais difícil fazer uma avaliação das perspectivas para a economia global", refere o SNB num comunicado citado pela Bloomberg. "Os riscos permanecem com pendor negativo para a economia global, devido a uma série de problemas estruturais", acrescenta.
Um dos factores de maior incerteza diz respeito ao impacto do Brexit, sendo que o banco central interveio no mercado cambial nos dias posteriores ao referendo.
Numa altura em que continua por provar a eficácia da política de estímulos dos bancos centrais, sobretudo no Japão e Zona Euro, os investidores têm nas últimas sessões mostrado um maior nervosismo, o que têm penalizado os mercados.
Esta política de taxas de juro fortemente negativas nos depósitos tem levado muitos suíços (particulares e empresas) a guardar dinheiro em cofres, uma vez que os bancos do país estão a cobrar pelos depósitos que angariam.