Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da Fed de St. Louis antevê mais duas subidas dos juros este ano

James Bullard acredita que juros vão subir mais duas vezes este ano. Próxima reunião de política monetária decorre a 13 e 14 de junho.

Bloomberg
22 de Maio de 2023 às 14:54
  • ...

O presidente da Reserva Federal (Fed) de St. Louis, James Bullard, antevê que serão necessárias mais duas subidas das taxas de juro este ano para controlar a inflação.

"Equaciono mais duas subidas este ano", disse, durante um debate que decorreu esta segunda-feira na Flórida, acrescentando que será necessário ir mais longe para dominar o aumento dos preços no consumidor. Contudo, recusou dar conta de quando poderão ocorrer essas subidas.

A Fed tem subido sucessivamente as taxas de juro nos últimos meses, com o intervalo das taxas de fundos federais a situarem-se agora num intervalo entre os 5% e os 5,25%. Apesar dos comentários, Bullard não tem este ano voto na matéria nas reuniões do Comité de Operações em Mercado Aberto (FMOC, na sigla em inglês). 

O próximo encontro de política monetária está marcado para 13 e 14 de junho, sendo que nos últimos dias vários membros da Fed mostraram-se a favor de uma pausa nas subidas, de modo a tentar perceber o impacto que os sucessivos aumentos estão a ter na economia. E o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, assumiu estar disposto a fazê-lo, num discurso durante uma conferência da Fed que decorreu na passada sexta-feira em Washington.

Subir ou não as taxas de juro é "uma decisão difícil, considerou, em entrevista à CNBC, o presidente da Fed de Minneapolis, Neel Kashkari. Mas "o importante é não sinalizar que a Fed terminou o seu caminho", acrescentou.

"Se não subirmos as taxas em junho não significa que já terminámos o nosso ciclo de subidas, significa que estamos a recolher mais informação", esclareceu.

Ver comentários
Saber mais Fed James Bullard Reserva Federal Estados Unidos política monetária
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio