Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento Europeu diz que irlandês foi mais convincente como candidato ao BCE

A comissão de Economia do Parlamento Europeu indicou hoje que considera que o candidato irlandês à vice-presidência do Banco Central Europeu, Philip Lane, foi "mais convincente" do que o espanhol, Luis de Guindos, na audição de quarta-feira.

Bruno Simão/Negócios
15 de Fevereiro de 2018 às 14:37
  • ...

"Os dois candidatos fizeram uma boa apresentação. A maioria dos grupos políticos considerou o desempenho do governador (do banco central irlandês) Lane [na foto] mais convincente. Alguns grupos manifestaram reservas quanto à nomeação do ministro (da Economia espanhol) Guindos", disse o presidente da comissão, Roberto Gualtieri, em comunicado citado pela agência Efe.

Os eurodeputados da comissão reuniram-se na quarta-feira à porta fechada com os dois candidatos, que foram questionados para o cargo a que se candidatam no Banco Central Europeu (BCE), actualmente ocupado por Vítor Constâncio, antigo governador do Banco de Portugal.

A comissão também referiu que a realização de uma audição por parte do Conselho com os dois candidatos valorizaria este processo.

O Parlamento Europeu, cuja opinião não é vinculatória, lamentou uma vez mais que os países não tenham apresentado mulheres ao cargo e reiterou a sua posição em defesa de "uma representação com maior equilíbrio de género no BCE".

Gualtieri deu conhecimento desta decisão ao presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, ao conselho de ministros da Economia e Finanças dos países da União Europeia (Ecofin) e a Vladislav Goranov, ministro das Finanças da Bulgária, país que ocupa actualmente a presidência semestral da UE, presidindo também ao Ecofin.

A escolha será debatida na próxima segunda-feira no Eurogrupo e no dia seguinte no Ecofin. Por maioria qualificada dos membros da zona euro (14 em 19), será feita uma recomendação formal ao Conselho Europeu, que terá a palavra final na cimeira de 22 e 23 de Março.

O lugar ocupado por Vítor Constâncio no BCE fica vago a partir do próximo dia 31 de maio.

Ver comentários
Saber mais Parlamento Europeu Banco Central Europeu BCE vice-presidente Philip Lane Luis de Guindos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio