Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Livro Bege: Economia levou a crescimento “moderado” dos preços

Como é habitual, o banco central norte-americano revelou o seu retrato da economia a duas semanas de mais uma reunião. E o cenário é positivo, já que a economia terá voltado a crescer moderadamente, levando a uma recuperação dos preços.

Andrew Harrer/Bloomberg
13 de Abril de 2016 às 19:53
  • ...
A Reserva Federal dos Estados Unidos publicou esta quarta-feira, 13 de Abril, a mais recente edição do Livro Bege, onde revela que a economia norte-americana terá crescido a um ritmo moderado entre o final de Fevereiro e o início de Abril. Desempenho que levou a uma igual melhoria nos preços.

"A maioria dos distritos disse que o crescimento económico esteve no intervalo entre modesto e moderado e que os contactos prevêem que o crescimento irá manter-se nesse intervalo no futuro", explica o Livro Bege, que reúne as contribuições dos bancos regionais da Fed. Mas também a actividade industrial, que tem sido penalizada pela valorização do dólar, registou uma melhoria "moderada".

A beneficiar do avanço da economia esteve a inflação, que os bancos regionais da Fed descreveram como tendo crescido de forma "modesta". Isto depois de o Livro Bege de 2 de Março ter indicado uma estabilização generalizada nos preços nos EUA. Modesto foi também o crescimento dos preços no retalho, ao passo que os salários continuaram a crescer em todos os distritos do banco central norte-americano, à excepção de Atlanta.

Também o mercado laboral revelou resiliência neste período. Isto porque, entre os 12 distritos da Fed, apenas Cleveland apontou para uma diminuição agregada do emprego. Um resultado que surge duas semanas antes de mais uma reunião de política monetária, que estará debaixo dos holofotes. É que vários responsáveis do banco central já apontaram que a taxa de juro de referência – actualmente entre 0,25% e 0,50% - poderá voltar a ser revista em alta.

Ver comentários
Saber mais Reserva Federal dos EUA Janet Yellen economia inflação emprego retalho política monetária
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio