Notícia
Fed: agentes económicos preocupados com as eleições nos EUA
O livro bege da Reserva Federal dos EUA refere que a actividade económica expandiu-se de forma moderada até Agosto.
As eleições presidenciais nos EUA são um foco de incerteza para alguns dos agentes económicos contactados pela Reserva Federal para tomar o pulso ao rumo da maior economia do mundo. No livro bege da entidade, divulgado esta quarta-feira, 7 de Setembro, o tema das eleições é citado por sete vezes.
Por exemplo, o relatório sobre o distrito de Dallas indica que nos elementos recolhidos "as perspectivas foram geralmente positivas mas cautelosas, com a aproximação das eleições presidenciais a causar alguma da incerteza".
A preocupação foi transversal a vários sectores de actividade nos EUA. No caso do sector imobiliário, por exemplo, "os contactos em vários distritos citaram apenas expectativas modestas para a actividade de vendas e de construção no futuro, devido em parte à incerteza económica provocada pelas eleições de Novembro.
Actividade económica em ritmo moderado
O livro bege continua a mostrar que os agentes económicos percepcionam apenas uma evolução moderada da economia. "Os relatórios dos doze distritos da Reserva Federal sugerem que a actividade económica nacional continua a expandir-se a um ritmo modesto durante o período de Julho até final de Agosto. A maioria dos distritos reportou um ritmo ‘modesto’ ou ‘moderado’ no crescimento".
Sobre o emprego, um dos factores-chave na hora da Fed decidir sobre a evolução das taxas de juro, o livro bege indica que "em geral, as expectativas para o crescimento dos salários nos próximos meses foi modesta".
O livro bege é um relatório que a Fed divulga oito vezes por ano e que reúne informações empíricas recolhidas nos 12 distritos que compõem o Sistema de Reserva Federal junto de contactos com empresários, economistas e especialistas de mercado.