Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi: “BCE tem de manter-se em guarda porque inflação ainda não é sustentável”

Draghi não deu pistas sobre a direcção de política monetária no discurso que preparou para a conferência de Jackson Hole. Mas com o euro a disparar, o presidente do BCE disse, após essa intervenção, que ainda é necessário um “grau significativo” de expansionismo monetário.

Bruno Simão/Negócios
25 de Agosto de 2017 às 21:14
  • ...

Mario Draghi defendeu numa sessão de perguntas e respostas que se seguiu ao seu discurso na conferência de Jackson Hole que a inflação na Zona Euro ainda não é sustentada e que o BCE tinha de manter a guarda. "A convergência da inflação na Zona Euro ainda não é sustentável", disse, citado pela Bloomberg. E afirmou ainda que o BCE deve continuar vigilante, já que a inflação ainda não está na meta pretendida, devido à situação do mercado de trabalho e à lenta alteração no valor nominal dos salários.


O presidente do BCE até reconheceu que a recuperação na Zona Euro está a "ganhar tracção" mas que ainda "é necessário manter um grau significativo de acomodação monetária". Considerou porém que o programa alargado de compra de activos tem funcionado "muito bem".

As declarações de Draghi surgem numa sessão em que o euro atingiu máximos de Janeiro de 2015. Depois de Janet Yellen não ter feito menção no seu discurso sobre a evolução das taxas de juro nos EUA, a nota verde perdeu força. A subida intensificou-se depois do discurso preparado por Draghi não ter dado indicações sobre o processo de retirada do programa de compras, que termina no final do ano. O BCE admite estender as compras em 2018, diminuindo gradualmente o ritmo. Mas não tem revelado os detalhes de como está a preparar a saída do programa.

O euro iniciou a sessão em 1,1799 dólares. Já esteve a subir 1,20% para 1,1941 dólares, o valor mais alto desde o início de 2015. E após as declarações de Draghi sobre a inflação atenuou a valorização para 1,1921 dólares. Nos relatos da última reunião do BCE, responsáveis do banco central alertaram para os riscos de subidas significativas no valor da moeda única para a economia europeia e para a recuperação da inflação. 

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi BCE Jackson Hole
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio