Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bundesbank considera política monetária do BCE "demasiado expansionista para a Alemanha"

O presidente do banco central alemão voltou a criticar a eventual adopção de políticas adicionais de estímulo económico. Para Jens Weidmann "o Bundesbank encontra-se numa posição muito difícil enquanto banco central" perante as políticas do BCE.

Bloomberg
05 de Dezembro de 2014 às 12:16
  • 4
  • ...

No dia seguinte a Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), ter assumido que o Comité Executivo da autoridade monetária está a avaliar "todos os activos, excepto o ouro", como potenciais alvos de compra pelo BCE, o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann (na foto), reiterou novamente a sua discordância face às opções de Frankfurt.

 

Draghi voltou a deixar em aberto a possibilidade de o BCE avançar com a compra de títulos da dívida soberana, ao que Weidmann responde referindo que a política monetária do BCE "é demasiado expansionista para a Alemanha".

 

Citado pelo Il Sole 24 Ore, Jens Weidmann afirmou, esta sexta-feira, considerar que com as actuais taxas de juro em níveis reduzidos, uma política mais expansiva do BCE serviria apenas para demover os Estados de prosseguirem as propaladas reformas estruturais.

 

"O Bundesbank encontra-se numa posição muito difícil enquanto banco central", lamentou Weidmann que alerta para o facto de "os tratados europeus excluírem a mutualização dos riscos".

 

No entender do economista alemão, na Zona Euro "não são aplicáveis as mesmas fórmulas que foram adoptadas no Japão e noutros países", no que é uma clara referência à adopção de um programa de "quantitative easing".

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi BCE Comité Executivo Bundesbank Jens Weidmann Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio