Notícia
Bullard: Só "uma surpresa" impedirá aumento de juros em Dezembro
O membro da Fed, James Bullard, afirma que a Reserva Federal terá de lidar com possível incerteza criada por agentes políticos (nomeadamente Trump) "o melhor que pudermos", mas que esse não é o cenário esperado pelo comité de política monetária.
O mercado já dá como certo que a próxima subida dos juros por parte da Reserva Federal aconteça no mês de Dezembro. Apesar de terem avisado que a vitória de Trump deveria adiar a decisão, os analistas mudaram de ideias. Uma semana depois da eleição do candidato republicano, as apostas na subida dos juros em Dezembro escalaram para 94%, o nível mais alto este ano.
Isto porque os planos de Trump para a economia estão a alimentar a especulação de que tanto o crescimento do PIB como da inflação deverão acelerar, levando a Fed a aumentar o ritmo de subida dos juros.
Questionado sobre como a Fed se comportará no caso de as políticas de Trump terem um efeito de destabilização nos mercados, Bullard afirmou que "teremos de lidar com isso o melhor que pudermos. (...) Se os agentes políticos criarem incerteza, teremos de reagir a isso," afirmou, sublinhando no entanto que não é esse o cenário esperado.