Notícia
BCE desce juros para responder a “um período prolongado de inflação baixa” na Zona Euro
O Banco Central Europeu anunciou uma descida de juros e a manutenção de medidas de cedência liquidez para enfrentar a queda da inflação na Zona Euro.
A queda da inflação na Zona Euro levou o BCE a cortar a taxa de juro central de 0,5% e 0,25%, um novo mínimo histórico. A decisão surpreendeu os mercados, onde a maioria dos analistas não esperava uma decisão antes de Dezembro.
Mario Draghi explicou a decisão em conferência de imprensa com o facto de em Frankfurt se "antecipar ‘um período prolongado de inflação baixa’ na Zona Euro”, afirmou o Presidente do BCE, sem especificar o horizonte temporal que está a considerar.
A taxa de inflação na Zona Euro caiu para 0,7% em Outubro, um mínimo de quatro anos e um valor que fica muito abaixo do objectivo do BCE de garantir uma taxa de inflação no médio prazo próxima mas abaixo de 2%. Em Portugal, a taxa de inflação está em apenas 0,1%.
Além do corte na taxa central, os governadores do BCE também desceram a taxa marginal de cedência de liquidez (a aplicada aos bancos pelo BCE nos empréstimos fora dos leilões regulares) de 1% para 0,75%. A taxa marginal de depósitos (que remunera o excesso de liquidez depositado pelos bancos no BCE) mantém-se 0%.
O presidente do BCE expressou ainda o compromisso de manter as taxas de juro no nível agora determinado ou inferior “por um período prolongado de tempo”, reafirmando dessa forma a “orientação futura” de médio prazo para a política monetária, um instrumento de comunicação inaugurado por Mario Draghi no Verão.
O BCE afasta um cenário de deflação na Zona Euro, mas diz que ainda tem armas disponíveis para actuar caso surjam pressões deflacionistas adicionais, referindo explicitamente o corte na taxa marginal de depósitos e novos empréstimos de longo prazo aos bancos.
As previsões actualização de crescimento e inflação calculadas pelo sistema de bancos centrais da Zona Euro serão divulgadas na próxima conferência de imprensa do BCE no início de Dezembro.