Notícia
Andrew Bailey vai ser o novo governador do Banco de Inglaterra
O Financial Times avança que Andrew Bailey foi escolhido para ser o próximo governador do BoE, sucedendo a Mark Carney.
Já está escolhido, diz o Financial Times. Andrew John Bailey foi o nome avançado para ser o próximo governador do Banco de Inglaterra (BoE), sucedendo assim a Mark Carney.
Em inícios de novembro a BBC dizia que Minouche Shafik, ex-vice-governadora do BoE, poderia vir a ser a escolhida para estas funções. A acontecer, seria a primeira vez, nos 300 anos de história do Banco de Inglaterra, que este seria presidido por uma mulher.
Nessa altura, a BBC referia que, além de Shafik, havia mais candidatos "implícitos" ao cargo, como Andrew Bailey, líder do supervisor bancário; Shriti Vadera, a diretora-geral do Santander no Reino Unido; e antigos ou atuais membros do Banco de Inglaterra, como Ben Broadbent, Jon Cunliffe e Paul Tucker.
E a escolha do governo acabou por recair em Andrew Bailey.
Mark Carney já prolongou o seu mandato por três vezes por causa do Brexit. O mais recente adiamento foi até 31 de janeiro, a mesma data em que agora está prevista a saída do Reino Unido da União Europeia.
Agora, o governo que resultou das eleições de 12 de dezembro já fez a sua escolha, segundo o FT.
Nascido a 30 de março de 1959, Bailey tem 60 anos. Foi vice-governador do Banco de Inglaterra entre abril de 2013 e julho de 2016.
A 1 de julho de 2016, Bailey assumiu o cargo de presidente executivo da Autoridade de Conduta Financeira (FCA - Financial Conduct Authority) do Reino Unido, função que ainda ocupa.
(notícia atualizada às 22:05)