Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump vai impor tarifas até 25% se México não resolver imigração ilegal

O presidente norte-americano ainda não concretizou uma das medidas bandeira da sua campanha, a construção de um muro entre os Estados Unidos e o México, mas avança uma nova solução para a imigração ilegal: a imposição de tarifas.

Reuters
31 de Maio de 2019 às 08:10
  • ...

Os Estados Unidos vão impor tarifas sobre todos os produtos importados do México, anunciou o presidente norte-americano, Donald Trump, esta quinta-feira, 30 de maio, através da sua conta do Twitter. Vão começar nos 5% mas vão subir gradualmente até aos 25% caso o problema da passagem ilegal de imigrantes na fronteira com o México não seja resolvido. O Governo vizinho já respondeu a pedir diálogo e desloca-se esta sexta-feira até Washington.

Trump afirmou no Twitter que tarifas de 5% serão impostas a partir do dia 10 de junho. Numa nota posterior, lançada pela Casa Branca, fez saber que podem ascender aos 25% até outubro.

"As tarifas vão aumentar gradualmente até o problema da imigração ilegal estar resolvido" ameaçou Trump, para depois ressalvar que as tarifas serão removidas assim que for encontrada uma solução.

"PAREM", escreveu o presidente norte-americano, referindo-se aos imigrantes ilegais. As medidas anunciadas seguem-se a uma outra publicação, horas antes, na qual o líder da maior economia do mundo partilhava um vídeo que mostra o "maior grupo de aliens ilegais intercetados de sempre" pelas autoridades fronteiriças: um total de 1.036 imigrantes ilegais, aponta Trump.

O registo, datado de 29 de maio, terá sido captado perto das quatro da madrugada na zona de El Paso.

O presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, enviou uma carta ao homólogo norte-americano a apelar ao diálogo e à procura conjunta de "alternativas para o problema da imigração". O líder mexicano anunciou também que uma delegação mexicana se encontra a caminho de Washington.

A travagem da imigração ilegal tem sido uma bandeira de Trump desde o início do respetivo mandato, com a promessa da construção de um muro entre os dois países. Já este ano, o presidente norte-americano anunciou que pretendia recorrer à figura do estado de emergência nacional para desbloquear a questão da segurança da fronteira com o México, e desta forma poder utilizar verbas alocadas para outros projetos para a construção do muro. Uma pretensão que foi chumbada na Câmara dos Representantes.

A imposição destas tarifas surge pouco tempo depois de Washington ter chegado a acordo com o Canadá e o México para levantarem as tarifas, impostas no ano passado, sobre o aço e o alumínio importados a estes dois países. Este passo foi importante para que os três países ratificassem o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (o chamado NAFTA, na sigla em inglês), após a revisão que se deu no ano passado.

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos México presidente norte-americano Casa Branca Twitter Donald Trump El Paso Câmara dos Representantes Washington
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio