Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump rejeita "perder tempo" em debate virtual com Biden

Depois de ser conhecida a informação de que o próximo debate presidencial seria realizado de forma virtual devido à infeção de covid-19 de Trump, o presidente dos Estados Unidos já veio garantir que não aceita perder tempo num debate feito nessa modalidade.

Reuters
08 de Outubro de 2020 às 13:18
  • 3
  • ...
"Não, não vou desperdiçar o meu tempo num debate virtual", atirou Donald Trump em entrevista telefónica concedida à Fox Business poucos minutos depois de ter sido anunciado que a Comissão de Debates Presidenciais decidira realizar o frente a frente com o democrata Joe Biden por videoconferência em virtude de o presidente americano ter testado positivo ao novo coronavírus. 

Donald Trump diz sentir-se bem e não crê poder ser um foco de contágio, pelo que não rejeita debater com o candidato presidencial do Partido Democrata, somente recua fazê-lo de forma virtual: "Não é isso que é debater", disse referindo-se à proposta feitas pelas autoridades competentes para que o segundo debate, agendado para 15 de outubro, fosse realizado por viodeconferência. 

Comissão de Debates Presidenciais revelou esta manhã que os participantes no debate previsto para Miami, na Flórida, estariam em localizações remotas e explicou ter tomado esta decisão por considerar que um debate virtual permitiria "proteger a saúde e a segurança de todas as pessoas envolvidas". Já o moderador escolhido para o debate, Steve Scully, estaria no local inicialmente previsto, no Adrienne Arsht Center for the Performing Arts, em Miami.

Entretanto, a campanha oficial do atual presidente dos Estados Unidos já avisou que Donald Trump realizará um comício em vez da participação no debate telemático. Por outro lado, informou que o candidato à reeleição "pretende estar pronto" para o debate.

Ainda sobre o frente a frente, e depois das constantes interrupções que marcaram o primeiro debate, a campanha republicana rejeita a introdução de novas regras tais como o chamado "botão de silenciamento" que permitiria ao moderador "calar" o candidato quanto este interrompesse o adversário. 

Depois do debate realizado na terça-feira passada entre Trump e Biden, na última madrugada teve lugar o único frente a frente entre os candidatos a vice-presidente, a democrata Kamala Harris e o republicano Mike Pence. Além do debate marcado para a próxima quinta-feira, está ainda agendado um terceiro e último frente a frente entre os candidatos a presidente para o dia 22 de outubro. 

A decisão tendo em vista a realização de um debate virtual foi tomada depois de, na passada sexta-feira, ter sido confirmado que Donald Trump contraíra a doença covid-19. Nesse mesmo dia, o presidente americano foi hospitalizado, tendo regressado à Casa Branca esta segunda-feira. Sabe-se ainda que há mais de 10 elementos da administração americana infetados, isto num país em que o coronavírus já vitimou mais de 210 mil pessoas. 

A imprensa norte-americana está já a recordar que não seria inédita a realização de um debate com os candidatos em diferentes localizações. Isso mesmo aconteceu em 1960 aquando do terceiro debate entre John F. Kennedy e Richard Nixon, estando o primeiro em Nova Iorque e o segundo em Los Angeles. O primeiro frente a frente Kennedy-Nixon foi o primeiro a ser transmitido pela televisão americana. 

(Notícia atualizada)

Ver comentários
Saber mais Donald Trump Joe Biden Estados Unidos Presidenciais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio