Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suga sucede a Abe como primeiro-ministro do Japão

Suga, de 71 anos, obteve 377 votos contra 89 para o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Fumio Kishida e 68 para o antigo ministro da Defesa Shigeru Ishida, anunciou o PLD.

14 de Setembro de 2020 às 08:36
  • ...

O chefe de gabinete e ministro porta-voz do Governo do Japão, Yoshihide Suga, venceu hoje a eleição interna do Partido Liberal Democrata (PLD, no poder), para suceder ao primeiro-ministro Shinzo Abe.

Suga, de 71 anos, obteve 377 votos contra 89 para o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Fumio Kishida e 68 para o antigo ministro da Defesa Shigeru Ishida, anunciou o PLD.

O escrutínio fechado foi limitado aos parlamentares e aos representantes do partido nas 47 regiões do país.

Depois de eleito pelo partido, o nome do novo líder ainda terá de ser ratificado pelo parlamento (Dieta) como novo primeiro-ministro, cargo que deverá manter até setembro de 2021, quando ia terminar o mandato de Shinzo Abe à frente do PLD.

A ratificação irá decorrer numa sessão parlamentar extraordinária convocada para quarta-feira, conforme foi acordado pelo PLD e pelo principal bloco da oposição.

Shinzo Abe, de 65 anos, bateu o recorde de longevidade como primeiro-ministro japonês. No final de agosto, anunciou a intenção de deixar o cargo por motivos de saúde.


Aposta na continuidade

Yoshihide Suga tem sido um dos principais assessores de Abe e é apoiante do Abenomics.

Suga defende ainda um iene fraco, assim como as reformas do Banco do Japão (BoJ) e as políticas comerciais do seu antecessor, afastando ainda a possibilidade de baixar impostos sobre o consumo. O político enfatizou ainda a importância de manter uma relação de proximidade com o BoJ e promover medidas expansionistas adicionais se necessárias para sustentar os níveis de emprego e manter as empresas à tona, escreve o Goldman Sachs.

Em termos de reformas estruturais, o banco norte-americano recorda que Suga defende que o número de instituições financeiras regionais provavelmente é demasiado grande, sugerindo uma reorganização no futuro. Estimular o turismo, para ajudar a economia, assim como controlar a propagação de novas infeções por covid-19, mas retomando atividades sociais e económicas, são outras das prioridades assumidas pelo candidato ao lugar de Abe.

Ver comentários
Saber mais Yoshihide Suga Governo do Japão Partido Liberal Democrata PLD Shinzo Abe BoJ
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio