Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rússia e Turquia chegam a acordo para cessar-fogo em toda a Síria

A agência de notícias turca está avançar que os dois países chegaram a um entendimento para alargar o acordo de cessar-fogo a toda a Síria.

Síria, uma guerra sem fim: A guerra na Síria caminha para os seis anos de conflito sem solução à vista. Moscovo e Teerão ajudaram a que o presidente sírio, Bashar al-Assad, tomasse a dianteira nesta guerra de todos contra todos. Os confrontos em Aleppo são 'apenas' a mais recente tragédia humanitária num país que continua a produzir milhares de refugiados: que só chegam em menor número à Europa devido ao acordo UE-Turquia.
Reuters
Negócios 28 de Dezembro de 2016 às 08:54
  • ...
A Turquia e a Rússia chegaram a acordo para um cessar-fogo generalizado na Síria, a partir da meia-noite (21:00 em Lisboa), avançou a agência de notícias turca, Anadolu, citada pela Reuters.

Citando fontes anónimas, a agência Anadolu escreve que os dois países alcançaram um acordo que será apresentado aos participantes no conflito para a expansão do cessar-fogo estabelecido em Aleppo no início deste mês.

Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Cazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia.

As negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, excepto os grupos considerados terroristas.

Neste sentido, as organizações políticas curdas: PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem os extremistas do Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídos das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

A Rússia, o Irão e a Turquia anunciaram na semana passada que estão disponíveis para mediar uma solução para o conflito sírio, isto depois de estes três países se terem encontrado em Moscovo para acordar quais os princípios que deverão nortear qualquer que seja a solução encontrada para a Síria. Entre esses princípios consta o de que as futuras negociações deverão ter lugar em Astana.

Ver comentários
Saber mais Síria Turquia Rússia Aleppo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio