Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rui Araújo foi indigitado primeiro-ministro de Timor-Leste

O Presidente da República timorense aceitou o nome de Rui Araújo para chefiar o próximo Executivo do país. Assim, Taur Matan Ruak dá posse ao nome previamente indicado pelo agora ex-primeiro-ministro Xanana Gusmão.

Reuters
10 de Fevereiro de 2015 às 12:20
  • ...

Confirma-se o nome de Rui Araújo como o novo primeiro-ministro de Timor-Leste. O presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, comunicou esta terça-feira a indigitação do médico Rui Maria Araújo, que substitui na chefia do Governo o ex-primeiro-ministro Xana Gusmão.

 

"O presidente da República aceitou a proposta do partido mais votado nas últimas eleições legislativas, o CNRT, que indigitou para o cargo de primeiro-ministro o Dr. Rui Maria Araújo", lê-se num comunicado emitido pela presidência timorense.

 

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, já tinha avançado na semana passada que Xanana Gusmão havia convidado o médico Rui Araújo, licenciado pela Universidade de Bali. Araújo já foi assessor ministerial e desempenhou o cargo de ministro da Saúde de Timor-Leste.

 

A decisão de Matan Ruak surge depois de o Presidente se ter reunido com representantes, esta segunda e terça-feira, da Frente Mudança, do Partido Democrático, da Fretilin e do Congresso Nacional da Resistência Timorense.

 

Num comunicado de somente três parágrafos, Taur Matan Ruak explica ainda que "o Presidente da República receberá nos próximos dias o primeiro-ministro indigitado para discutir a constituição do VI Governo Constitucional. Por fim, antecipa que até ao final desta semana o novo Executivo já deverá ter tomado posse: "o Governo será, de seguida, empossado pelo Presidente da República, previsivelmente, ainda durante esta semana".

Ver comentários
Saber mais Xana Gusmão Rui Araújo Taur Matan Ruak Timor-Leste
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio