Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PIB francês regressa ao crescimento com aumento do investimento e ligeira recuperação do consumo

A economia francesa começa a apresentar os primeiros sinais de recuperação. O PIB de França subiu 0,4% no primeiro trimestre, contrariando as expectativas dos economistas, que esperavam uma estagnação da segunda maior economia da Zona Euro.

30 de Abril de 2021 às 07:38
  • 1
  • ...
A economia francesa contrariou as expectativas e começa a dar os primeiros sinais de recuperação após a crise pandémica e os rígidos "lockdowns". O produto interno bruto (PIB) francês subiu 0,4% nos primeiros três meses do ano, de acordo com dados revelados esta sexta-feira.

Este é o primeiro trimestre em que a economia gaulesa regista uma situação de crescimento, após as quebras trazidas pela pandemia. No ano passado, o PIB francês caiu 8,2%, representando o maior recuo desta economia desde a Segunda Guerra Mundial.

Os economistas inquiridos pela agência Bloomberg esperavam que França registasse uma estagnação económica no arranque do ano, coincidente com uma nova vaga de casos de covid-19 na Europa.

O desempenho da economia francesa terá sido apoiado pelo crescimento contínuo do investimento empresarial e ainda por uma ligeira recuperação do consumo, depois de uma queda acentuada no final de 2020. Já o comércio recuou, nota a Bloomberg.

Neste momento, o país continua a viver com várias restrições, com o objetivo de conter a propagação da covid-19. O presidente francês, Emmanuel Macron, já avançou que tem planos para aliviar as restrições a partir de maio, ainda que de uma forma gradual, com algumas medidas a manter-se em prática até ao final de junho.

Esta sexta-feira contará com a divulgação de vários dados económicos por parte de países europeus, incluindo a divulgação de dados sobre o PIB português. Também a Alemanha, Itália, Áustria e a República Checa vão divulgar dados sobre o PIB no primeiro trimestre. O Eurostat divulgará dados sobre o PIB na Zona Euro e a inflação.

Os economistas antecipam que a campanha de vacinação mais lenta do que era esperado na Europa e os confinamentos impostos em vários Estados-membros pesem nas respetivas recuperações económicas.
Ver comentários
Saber mais PIB França economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio