Notícia
OMC: Trocas comerciais não tiram pé do travão até ao final do ano
Os países que dependem das exportações - como é, em parte, o caso de Portugal - acabam de receber uma má notícia: a desaceleração do comércio internacional chegou para ficar.
O indicador da Organização Mundial do Comércio (OMC) que antecipa a tendência das trocas comerciais continua a deteriorar-se. Os dados publicados esta segunda-feira, 26 de Novembro, sinalizam uma travagem no quarto trimestre, que vai levar o nível de comércio internacional para números inferiores à tendência de longo prazo.
Este indicador marca agora 98,6 pontos (100,3 pontos anteriormente), o que é a pior marca desde Outubro de 2016. Esta desaceleração deve-se às "quedas em todos os índices", particularmente nas exportações que "continuam a cair constantemente ao longo do ano e mantêm-se abaixo da tendência", assinala a Organização.
World Trade Outlook Indicator signals further loss of momentum in trade growth into Q4 https://t.co/kZVCkHE8HI pic.twitter.com/a80kCxFXbf
— WTO (@wto) 26 de novembro de 2018
O indicador para as exportações baixou para os 96,6 pontos, abaixo da tendência de longo prazo. Este índice em específico está a aproximar-se do ponto mais baixo atingido em 2012 quando a crise da Zona Euro estava no seu auge.
A impedir uma maior queda está a aviação internacional (100 pontos) e a actividade dos portos (101,2). Apesar de terem caído, mantêm-se em linha ou acima da tendência.
Esta desaceleração das trocas comerciais afectará particularmente a economia europeia. Segundo a IHS Markit, a travagem das exportações dos países da Zona Euro deverá impedir uma aceleração do PIB na recta final do ano, depois do terceiro trimestre ter sido o pior dos últimos quatro anos.
Estes dados confirmam aquilo que já era antecipado pela própria OMC em Setembro, no outlook sobre o comércio internacional. Nessa altura, a Organização alertava para os impactos do escalar das tensões comerciais e o aperto da política monetária em determinados mercados, nomeadamente nos Estados Unidos.
A OMC prevê que a expansão do comércio desacelere de uma subida de 4,7% em 2017 para 3,9% em 2018 e 3,7% em 2019.
Este indicador da OMC lê informação em "real time" para perceber a tendência das trocas comerciais num determinado momento. Se a pontuação for de 100 é porque as trocas estão estáveis. Acima de 100 sinaliza crescimento acima da tendência e abaixo de 100 o oposto.