Notícia
Novo dono da Efacec oferece seis bolsas de 1.000 euros e alojamento a artistas ucranianas
Ao longo de um ano, meia dúzia de artistas refugiadas terão bolsa financeira, residência, apoio na promoção das obras e uma exposição dedicada na Zet Gallery, do grupo bracarense DST.
Neste Dia Internacional da Mulher, o grupo DST e a sua Zet Gallery anunciaram que vão atribuir, ao longo de um ano, bolsas de 1.000 euros cada e alojamentos gratuito a seis artistas ucranianas refugiadas.
"A partir de hoje, as artistas ucranianas refugiadas podem concorrer às bolsas de residências artísticas de um ano, abertas pelo Dstgroup e pela Zet Gallery", revela o grupo bracarense, em comunicado.
A Zet Gallery promete também organizar, durante este ano, uma exposição das obras produzidas em contexto de residência "e apoiará na promoção das artistas, com todos os recursos que tem à sua disposição", adianta a marca do grupo DST "vocacionada para a divulgação de artistas e arte contemporânea através da combinação das novas estratégias de marketing digital com o modelo mais tradicional de galeria de arte".
A Zet Gallery garante, ainda, que "está também em contacto com uma equipa de curadores ucranianos, que ajudarão a identificar artistas no terreno e através da qual vão difundir a informação".
"Apelamos a todos a divulgação desta informação, no sentido de identificarmos, tão brevemente quanto possível, artistas que pretendam, connosco, continuar a ter na arte uma arma para forjar um novo mundo – uma arma para matar a guerra!", enfatiza José Teixeira, presidente do grupo DST e fundador da Zet Gallery.
"Porque hoje somos todas e todos feministas e estamos todas e todos com o povo ucraniano", remata Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da Zet Gallery.