Notícia
Não há europeus entre os cinco mais ricos do mundo
Na lista dos 10 bilionários mais ricos do mundo, apenas dois são europeus e não ocupam o topo da lista, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.
Na semana passada foi conhecida a lista dos mais ricos, elaborada pela revista Forbes. Esta segunda-feira, a Bloomberg publica uma peça com a actualização do seu índice de riqueza. A liderança é idêntica nas duas listas, mas os europeus estão "pior classificados" no índice da Bloomberg - que reflecte mais as oscilações bolsistas.
Entre os 10 bilionários do Bloomberg Billionaires Index, existem apenas dois europeus e ocupam o 6.º e 7.º lugar desta listagem. Algo que difere da Forbes, onde o primeiro europeu a aparecer é Bernard Arnault, em quarto lugar.
O primeiro bilionário europeu a aparecer na lista dos bilionários mais ricos do mundo da Bloomberg é o espanhol Amancio Ortega, o proprietário de marcas como a Zara, a Massimo Dutti ou a Oysho ocupa o 6.º lugar com uma fortuna avaliada em 65,9 mil milhões de dólares. Logo de seguida surge o francês Bernard Arnault, o director executivo da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo, ocupa agora o 7.º, com uma riqueza calculada de 65,8 mil milhões de dólares, segundo dados da Bloomberg Billionaires Index.
A ocupar o primeiro lugar encontra-se Jeff Bezos (EUA), o fundador e actual CEO da Amazon, empresa de comércio electrónico dos Estados Unidos, acumula uma fortuna avaliada em 131,3 mil milhões de dólares muito devido à subida das acções da empresa que lidera.
De acordo com a Bloomberg Billionaires Index, a preencher o segundo lugar da lista segue Bill Gates (EUA), um dos fundadores da Microsoft, com um montante de 92,9 mil milhões de dólares.
Em terceiro lugar e a completar o pódio dos bilionários mais ricos do mundo está Warren Buffett (EUA), o principal accionista, presidente do conselho e também presidente executivo da Berkshire Hathaway, acumula uma riqueza de 91,4 mil milhões de dólares.
Estes dados concluem a tendência já demonstrada de que as maiores fortunas do mundo estão cada vez mais concentradas nos EUA e na Ásia. Segundo a lista, os americanos constituem 40% da riqueza, Ásia é a origem de 25% dos participantes nesta listagem, enquanto a Europa conta 21%.
Das 10 pessoas mais ricas do mundo avaliada pelo Bloomberg Billionaires Index, sete são norte-americanas.
Já em relação à lista dos mais ricos do mundo elaborada pela Forbes, o pódio mantém-se com as mesmas posições: Jeff Bezos, EUA (1.º), Bill Gates, EUA (2.º), o empresário que encabeçou a lista da Forbes 18 vezes nos últimos 24 anos e, por último, segue Warren Buffett, EUA (3.º).
No entanto, quanto a representações portuguesas nesta lista da Forbes, há apenas uma este ano: Maria Fernanda Amorim, viúva de Américo Amorim, com uma fortuna avaliada em 5,2 mil milhões de dólares (mais cerca de 800 milhões de dólares do que há um ano). A representante da família Amorim surge na 382.ª posição, o que corresponde a uma subida no "ranking" face ao lugar ocupado no ano passado por Américo Amorim (385.ª). Isto num ano marcado pela morte do empresário nortenho.