Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Michael Bloomberg desiste da corrida à presidência dos EUA e vai apoiar Joe Biden

Uma derrota estrondosa na "Super Terça-feira", onde apenas conseguiu eleger 12 delegados, ditou o fim de uma campanha onde o multimilionário gastou centenas de milhões de euros.

04 de Março de 2020 às 15:33
  • ...

Michael Bloomberg anunciou esta quarta-feira que vai suspender a sua campanha nas primárias do Partido Democrata, avança a própria Bloomberg.

O multimilionário desiste assim da corrida à presidência dos Estados Unidos da América e apoia o antigo vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden. Depois de gastar centenas de milhões de euros na sua campanha presidencial de 2020, o antigo mayor teve esta terça-feira uma derrota estrondosa, conseguido apenas eleger 12 delegados na "Super Terça-feira".

Bloomberg foi o último a anunciar a candidatura às primárias democratas. Fê-lo apenas em novembro do ano passado, quando todos os outros candidatos já tinham a sua campanha a meio caminho e já haviam, inclusive, desistências.

Por isso, optou por não fazer campanha nos primeiros estados a ir a votos, colocando todas as fichas numa "Super Terça-Feira" que elegia um terço de todos os delegados responsáveis pela nomeação do candidato que defrontará Donald Trump na eleição nacional para chegar à Casa Branca.

Usando a sua imensa fortuna pessoal, Bloomberg conseguiu uma relevante presença nas sondagens, graças a uma intensa campanha publicitária nos meios de comunicação social, mas sofreu um forte revés num dos debates televisivos, em que foi confrontado com acusações de processos judiciais por assédio sexual nas empresas que dirige.

O ex-‘mayor’ de Nova Iorque disse que apoia o candidato Joe Biden, que venceu vários dos desafios eleitorais na terça-feira, recuperando da desvantagem em que se encontrava após as primeiras eleições, em que o senador Bernie Sanders tinha obtido importantes vitórias.

Bloomberg junta assim o seu apoio aos de dois outros candidatos que desistiram este fim de semana a favor de Joe Biden, Peter Buttigieg e Amy Klobuchar, engrossando uma coligação moderada que se procura opor ao favoritismo nas sondagens de Sanders.

Com vários resultados das eleições de terça-feira ainda por apurar, Joe Biden tem 453 delegados eleitos, contra 382 de Bernie Sanders, deixando o jogo das democráticas na mão destes dois candidatos, que levam forte vantagem sobre os outros dois candidatos ainda no terreno: Elizabeth Warren e Tulsi Gabbard.



Ver comentários
Saber mais Michael Bloomberg Bloomberg Joe Biden Partido Democrata Super Terça-feira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio