Notícia
Iniciada construção de protótipos de muro entre Estados Unidos e México
A construção de protótipos do que poderá ser o novo muro entre os Estados Unidos e o México, prometido pelo presidente norte-americano, começou esta terça-feira na área de Otay Mesa, na Califórnia, divulgaram as autoridades.
As seis empresas seleccionadas têm 30 dias para construir quatro protótipos em cimento e mais quatro com outros materiais, que terão entre 5,5 e 9,1 metros de altura, precisou o departamento norte-americano de Alfândega e Protecção de Fronteiras (CBP).
A zona onde os protótipos serão construídos, que faz fronteira com a localidade mexicana de Tijuana, é vigiada pelas forças de segurança dos EUA, que contam com um plano de contingência para o caso de ocorrerem manifestações contra o controverso projecto.
"Estamos empenhados em proteger a nossa fronteira e isso inclui a construção de um muro fronteiriço", disse Ronald Vitiello, vice-comissário do CBP, citado num comunicado.
O mesmo responsável adiantou que a estratégia de segurança da fronteira inclui barreiras físicas, tecnologia e pessoal.
A construção deste muro foi uma das principais promessas eleitorais de Donald Trump.
Em inícios de Setembro, a propósito do reacendimento do tema ‘muro com o México’, o artista e fotógrafo JR – conhecido como o Bansky francês – pôs mãos à obra.
Work in progress on the Mexican side of the US/MEXICO border pic.twitter.com/1rb7zG7148
— JR (@JRart) 6 de setembro de 2017
JR viajou até ao México e, do lado da fronteira deste país com os EUA, começou a deixar fotografias gigantes, que a multiplataforma de media e entretenimento Mashable dizia serem "de partir o coração".