Notícia
Human Rights Watch: Guterres tem potencial para garantir uma mudança significativa
O director para a ONU na Human Rights Watch defendeu que António Guterres, hoje indicado como favorito para secretário-geral das Nações Unidas, tem "o potencial de garantir uma mudança significativa na abordagem dos direitos humanos".
Numa reacção enviada à Lusa por correio electrónico, Louis Charbonneau escreveu que, "com António Guterres, o Conselho de Segurança optou por um defensor dos refugiados com o potencial de garantir uma mudança significativa na abordagem dos direitos humanos num momento de grandes desafios".
"Em última análise, o próximo secretário-geral da ONU será avaliado pela sua capacidade de confrontar as próprias forças que o escolheram - seja em questões sobre a Síria, Iémen, Sudão do Sul, a crise dos refugiados, as alterações climáticas ou sobre qualquer outro problema que venha a cruzar o seu caminho", acrescentou o responsável da organização, sediada em Nova Iorque.
O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.
O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.
Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.