Notícia
Foto de refugiados distinguida no World Press Photo 2016
Concorreram às oito categorias da edição deste ano 82.951 imagens de 5.775 fotógrafos de 128 países. O fotojornalista português Mário Cruz é um dos vencedores.
A imagem de um homem a passar um bebé por debaixo de uma vedação de arame farpado através da fronteira entre a Hungria e a Sérvia, captada em Agosto do ano passado, relata um dos momentos mais tensos da crise dos refugiados às portas da Europa e valeu ao fotógrafo australiano Warren Richardson o grande prémio na edição do concurso World Press Photo relativa a 2015.
O fotojornalista Mário Cruz, da agência Lusa, foi também um dos distinguidos, ao vencer o primeiro prémio na categoria "Contemporary Issues", uma reportagem sobre tráfico e exploração de trabalho infantil no Senegal, com crianças senegalesas e guineenses.
Os talibes - rapazes que vivem em escolas islâmicas no Senegal conhecidas por daaras - sob o pretexto de aprenderem o Corão, são forçados a mendigar nas ruas enquanto os seus guias espirituais, ou "marabout", ficam com o dinheiro que recolhem todos os dias, sendo abusados e agredidos, lê-se no site do concurso.
Concorreram às oito categorias da edição deste ano 82.951 imagens de 5.775 fotógrafos de 128 países. Além de Portugal e da Austrália, foram premiados trabalhos da Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irão, Itália, Japão, México, Rússia, Eslóvenia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Turquia e Estados Unidos.
Conheça na fotogaleria os vencedores de cada uma das categorias. Todas as imagens estão disponíveis aqui.