Notícia
EUA e aliados árabes lançaram 20 ataques aéreos contra Estado Islâmico na Síria
Os Estados Unidos e "aliados" lançaram raides aéreos contra os extremistas do Estado Islâmico na Síria, informou o Pentágono nesta madrugada de terça-feira. O exército israelita abateu um avião sírio nos Montes Golã.
Os EUA e aliados árabes lançaram esta madrugada cerca de 20 raides aéreos contra posições do Estado Islâmico na Síria, abrindo uma nova frente de batalha contra o grupo 'jihadista' após mais de um mês de ataques aéreos no Iraque.
A imprensa norte-americana reportou que cinco estados árabes participaram nos raides aéreos como parte da nova coligação internacional formada para atacar os militantes do Estado Islâmico, que controlam algumas áreas no Iraque e Síria.
"A coligação internacional (liderada pelos EUA) realizou cerca de 20 ataques contra as posições, bases e posições do EI na cidade de Raqa e perto das localidades de Tabqa, Aïn Issa e Alto Abyad, causando mortes entre os 'jihadistas' ", indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), sem avançar um número de vítimas.
"Posso confirmar que o exército norte-americano e as forças das nações aliadas estão a levar a cabo ações militares contra os terroristas do Estado Islâmico (EI), usando caças, bombardeiros e mísseis Tomahawk", disse o porta-voz contra-almirante John Kirby em comunicado.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, a 10 de setembro, estar pronto para lançar ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) na Síria, alargando a campanha já em curso contra os 'jihadistas' no Iraque.
Barack Obama afirmou então que os Estados Unidos iriam liderar uma "ampla coligação" a fim de eliminar a ameaça que o EI representa, mas insistiu que não serão enviadas tropas norte-americanas para combater em território estrangeiro como parte da operação.
Exército israelita abate avião sírio nos Montes Golã
O Exército israelita abateu hoje um avião sírio que se aproximou da linha de demarcação nos Montes Golã, anunciou a rádio militar israelita.
"Este avião sírio, aparentemente um MIG-21, que se tinha aproximado da parte israelita dos Montes Golã, foi abatido por um míssil terra-ar Patriot", acrescentou a rádio, precisando que os destroços do aparelho caíram em território sírio.
(notícia actualizada às 8h20 com mais informação)