Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estas deverão ser as maiores economias do mundo em 2030

Sete das 10 maiores economias do mundo em 2030 deverão ser atuais mercados emergentes.

Nos últimos lugares do 'ranking' sobre liberdade de imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras, a China ocupa a 176.ª posição.
18 de Janeiro de 2019 às 15:00
  • 3
  • ...

A previsão de uma reviravolta no ranking dos produtos internos brutos (PIB), a nível global, consta das previsões de longo prazo do Standard Chartered Plc, que incluem a perspetiva de a China se tornar a maior economia do mundo até 2020.

A Índia deverá tornar-se maior do que os EUA no mesmo período de tempo, enquanto a Indonésia entrará no grupo das cinco maiores economias.



"As nossas previsões de crescimento de longo prazo são sustentadas por um princípio fundamental: o peso dos países no PIB mundial deverá convergir com a sua quota da população mundial, conduzido pela convergência do PIB per capita entre economias avançadas e emergentes", escreveram os economistas do Standard Chartered.

Os especialistas antecipam que o crescimento da Índia deverá acelerar para 7,8% na década de 2020, enquanto a China vai moderar o seu ritmo de expansão para 5% até 2030, refletindo uma desaceleração natural, dada a dimensão da sua economia.

O peso da Ásia no PIB global, que subiu de 20% em 2010, para 28% no ano passado, deve chegar aos 35% até 2030 - coincidente com o da Zona Euro e Estados Unidos, juntos.

Aqui estão algumas outras conclusões dos economistas do Standard Chartered:

- A diminuição do ímpeto da reforma nos mercados emergentes pesa no crescimento da produtividade;

- O fim da era de flexibilização quantitativa pode significar mais pressão sobre as economias para reformar e reavivar as tendências de produtividade;

- A classe média está num ponto de inflexão, com a maioria da população mundial a entrar nesse grupo de rendimentos até 2020;

- O crescimento da classe média impulsionado pela urbanização e educação deve ajudar a combater os efeitos da rápida tendência de envelhecimento da população em muitas economias, incluindo a China.

 

Ver comentários
Saber mais economias economia mundial Estados Unidos China Índia mercados emergentes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio