Notícia
Crimeia terá estatuto de zona económica especial
Com o objectivo de tornar a península “mais atractiva ao investimento”, o primeiro-ministro russo assegurou que a Crimeia vai ter estatuto de zona económica especial.
A intenção já tinha sido avançada há alguns dias pela imprensa da Rússia, mas esta segunda-feira, 31 de Março, o primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, em visita à Crimeia confirmou a atribuição do estatuto de zona económica especial à península recém-anexada, noticia a Europapress.
O objectivo é tornar a atrair investidores, apostando nas isenções fiscais. “Tomamos a decisão de tornar a Crimeia numa zona económica especial”, assegurou Medvedev depois da reunião em Sinferopol esta segunda-feira, 31 de Março. “Queremos tornar a península o mais atractiva possível ao investimento”, acrescentou.
O responsável do Governo russo classificou o desenvolvimento da Crimeia como uma prioridade nacional e afirmou que a península está preparada para ser integrada no sistema monetário russo.
“Para uma plena integração da Crimeia na “zona rublo”, a moeda russa já foi enviada para a região em volume suficiente. A nossa principal preocupação agora é ampliar a rede bancária russa na Crimeia”, garantiu.
Medvedev anunciou ainda a criação de um novo Ministério de Assuntos Crimeios por parte do Presidente Vladimir Putin, segundo a agência Crimeia Inform, citada pela Europapress. O novo órgão do Governo será presidido por Oleg Saveliev.