Notícia
Coreia prepara lançamento de míssil capaz de atingir EUA, dizem russos
Deputados russos que estiveram de visita a Pyongyang dizem que há até "cálculos matemáticos" para provar que o míssil consegue atingir a costa oeste dos Estados Unidos.
A Coreia do Norte está a preparar o lançamento de um míssil de longo alcance com capacidade para atingir a costa oeste dos Estados Unidos, segundo avançou a agência noticiosa RIA, que cita um deputado russo.
De acordo com a agência, Anton Morozov, membro do comité de assuntos internacionais, e dois outros deputados russos, visitaram a capital norte-coreana Pyongyang entre 2 e 6 de Outubro.
"Estão a preparar novos testes com um míssil de longo alcance. Até nos deram cálculos matemáticos que acreditam provar que o seu míssil pode atingir a costa oeste dos Estados Unidos", afirmou Morozov, citado pela RIA.
Só desde Fevereiro, o regime de Pyongyang já lançou 22 mísseis durante 15 testes, os últimos dos quais sobre o Japão, a 29 de Agosto e 15 de Setembro.
O mais recente aconteceu depois de os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU terem aprovado, por unanimidade, as sanções "mais duras de sempre" sobre a Coreia do Norte.
As conversações começaram uma semana antes, quando o regime liderado por Kim Jong-un testou a bomba de hidrogénio, a 3 de Setembro.
Os Estados Unidos já deram sinais de que não dispostos a entrar em negociações com a Coreia do Norte, com o presidente Donald Trump a criticar abertamente o secretário de Estado Rex Tillerson por "desperdiçar o seu tempo" a tentar negociar com o "pequeno homem-míssil".
A mensagem foi escrita, na semana passada, pelo líder da Casa Branca no Twitter, acompanhada da garantia de que os Estados Unidos vão fazer "o que tem de ser feito". Ontem, Trump voltou a deixar uma ameaça no ar, referindo, num encontro com líderes militares, que aquele momento representava "a calma antes da tempestade".