Notícia
Como é que a Irlanda é o terceiro maior credor dos EUA?
É sobejamente conhecido que a China é o maior credor dos EUA. O que provoca alguma surpresa é a Irlanda ser o terceiro. Como é que o país tem este estatuto?
Que a China é ao maior credor dos EUA não causa perplexidade. Já a Irlanda ser o terceiro maior credor deste país causa alguma estranheza. Como é que um país com um produto interno bruto (PIB) de cerca de 294 mil milhões de dólares consegue deter mais de 310 mil milhões de dólares de dívida americana?
Estes números foram divulgados no início desta semana, revelando assim que a China se mantém como o maior credor dos EUA, seguida pelo Japão e pela Irlanda, com esta última a destronar as Ilhas Caimão no pódio.
O Marketwatch salienta que, ao contrário do Japão, a Irlanda não tem um fundo de pensões nem seguradoras que têm a obrigação de deter dívida governamental de longo prazo para cobrir obrigações legais. Nem tem exportadoras de grande dimensão, como a China.
Então o que justifica esta posição? Os analistas apontam para que a justificação esteja nas empresas americanas e gestores de fundos, que estabeleceram sede no país para beneficiarem em termos de impostos.
Actualmente é na Irlanda que se encontram as sedes europeias da Google, do Facebook, da Apple e da Microsoft. Estas quatro empresas, em conjunto com a Amazon, cuja sede europeia é no Luxemburgo, detêm mais de 200 mil milhões de dólares em dívida governamental, adianta o Marketwatch.