Notícia
Trump recusa novo frente-a-frente, mas Harris não desiste
O candidato republicano rejeitou a possibilidade de um segundo encontro com Kamala Harris, uma vez que os principais problemas que o país enfrenta já foram discutidos "em grande detalhe".
Donald Trump não está disponível para um novo debate com Kamala Harris. O anúncio partiu do candidato republicano às eleições presidenciais de 5 de novembro através da rede social Truth Social – detida pelo próprio -, que em letras garrafais declarou: "Não haverá um terceiro debate", referindo-se tanto ao confronto com Harris como a outro, anterior, com Joe Biden.
A decisão surge como resposta ao desafio da campanha de Harris, que instou Trump a aceitar um novo debate com a atual vice-presidente dos EUA, depois de os dois candidatos terem realizado um frente-a-frente na terça-feira. Harris reiterou a necessidade de um segundo encontro com Trump durante um comício na quinta-feira em Charlotte, na Carolina do Norte, justificando o pedido com a importância destas eleições. "Eu acredito que devemos ao povo norte-americano um novo debate, porque estas eleições e o que está em causa não podiam ser mais importantes", declarou.
No entanto, Trump tem uma visão antagónica. O antigo presidente dos EUA recusa um novo embate com Harris, respondendo que "quando um lutador perde um combate, as suas primeiras palavras são: ‘quero uma desforra’". O candidato republicano continua a insistir que venceu Harris no debate de terça-feira – apesar da maioria das sondagens e dos analistas discordarem desta narrativa – e prefere enumerar uma série de erros de governação cometidos pela administração de Joe Biden e Harris.
"A Kamala devia focar-se no que deveria ter feito durante os últimos quatro anos" em que a democrata ocupou a vice-presidência do pais. Para Trump, os principais problemas que o país enfrenta já foram discutidos "em grande detalhe durante o primeiro debate com Joe e durante o segundo debate com a camarada Harris", elencando problemas com a imigração e a subida dos preços, que estão a "arruinar a nossa classe média".
Mesmo assim, a campanha de Harris ainda acredita que um segundo debate entre os dois candidatos à Casa Branca pode vir a acontecer. "Ele [Trump] muda de posição todos os dias", afirmou um assessor da democrata à CNN. "Eu acho que vai haver mais um", completou.
No dia a seguir ao debate, Trump revelou à Fox News que estava a pensar sobre se participaria ou não num novo frente-a-frente com a vice-presidente dos EUA e aproveitou para lançar algumas farpas à forma como o embate tinha sido conduzido pelos moderadores da ABC. "Foram três contra um", provocou o antigo presidente.