Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo venezuelano ameaça processar “El País” após a publicação da falsa imagem de Chávez

A publicação da imagem falsa de Hugo Chávez provocou uma onda de indignação em Caracas. O ministro venezuelano para a Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, afirmou, em comunicado, que “o Governo venezuelano iniciará todas as acções legais à sua disposição depois de tal publicação, que não podem ser reparadas por pedidos de desculpa”.

Negócios 25 de Janeiro de 2013 às 14:54
  • ...

Na fotografia em questão, que fazia a primeira página da edição impressa e online, desta quinta-feira, do diário espanhol, mostrava um homem deitado com um tubo para respirar na boca.

 

Após o reconhecimento do erro, o “El País” tirou o jornal de circulação e emitiu um comunicado onde pedia desculpa pelo sucedido. 

 

Contudo, o pedido de desculpas não foi o suficiente para o Governo venezuelano, que considerou a imagem como “grotesca”. “Causaram um grande dano ao presidente Chávez, à sua família e ao povo venezuelano com a publicação desta fotografia”, afirmou Villegas. A governante argentina Cristina Kirchner condenou também a publicação da imagem, considerando-a como “vil”, avança a France 24.

 

Por sua vez, o diário espanhol justifica que a fotografia foi fornecida pela agência noticiosa “Gtres”, com a qual trabalham há vários anos. No pedido de desculpas do “El País”, o jornal afirma que não foi capaz de verificar “de forma independente as circunstâncias, tais como o local ou a data em que [a fotografia] foi tirada”.

 

Questionada sobre a origem da foto, a “Gtres” afirma que a imagem chegou através de uma enfermeira cubana que a enviou à irmã, residente em Espanha, e que a cedeu à agência. Mais tarde foi conhecido que a fotografia foi retirada de um vídeo do Youtube, que data de 2008.

 

Apesar de todo o sucedido, Villegas garantiu que “se trata de um assunto que não vai alterar as relações entre o Governos venezuelano e espanhol”. “Respeitamos absolutamente a soberania de Espanha e esperamos que todos os países respeitem a Venezuela”, acrescenta o governante. 

Ver comentários
Saber mais Venezuela Hugo Chavez El Pais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio