Notícia
Empresas passam a poder actualizar mensalmente o inventário
A medida inscreve-se no âmbito do Simplex e reflecte uma das preocupações manifestadas pelas empresas e pelos contabilistas, dizem as Finanças.
O Fisco vai deixar de exigir às empresas que mantenham o seu inventário permanentemente actualizado, permitindo-lhes que façam essa actualização contabilística apenas uma vez por mês.
A medida inscreve-se no âmbito do Simplex e já foi objecto de um ofício por parte da Autoridade Tributária, que esta segunda-feira enviou um comunicado às redacções a recordar a simplificação administrativa.
Segundo explicações fornecidas pelas Finanças, os contabilistas vinham-se queixando de que o sistema de inventário permanente estava a exigir uma actualização constante da contabilidade das empresas, complicando-lhes a vida. Agora, através desta alteração, admite-se que a contabilidade possa ser actualizada apenas no final de cada mês para reflectir o inventário.
As empresas terão, contudo, de manter os registos extra-contabilísticos para permitir que os fiscais das Finanças façam as respectivas inspecções.