Notícia
Brasil: Caos e mortes no Espírito Santo ameaçam chegar ao Rio em véspera de Carnaval
A violência e as pilhagens tomaram conta do Estado do Espírito Santos e há já 87 mortes registadas. Há cinco dias que a polícia está em paralisada e a greve pode agora alargar-se ao Estado do Rio de Janeiro.
Oitenta e sete mortos, inúmeras lojas pilhadas e vandalizadas é o balanço que a imprensa brasileira faz nesta quarta-feira, 8 de Fevereiro, após cinco dias de greve da polícia que protesta contra a decisão do governo do Espírito Santo de manter os respectivos salários congelados.
Para tentar repor a ordem, o Exército foi chamado ontem ao Estado do sudeste brasileiro, mas o caos ameaça agora alastrar-se a sul, ao Estado do Rio de Janeiro, onde a polícia também ameaça entrar em greve.
Segundo relata o El País Brasil, centenas de policiais civis, militares, agentes penitenciários e bombeiros concentraram-se esta manhã em frente da Assembleia Legislativa do Rio, no centro da cidade, indignados com o conjunto de medidas de austeridade que o Governo do Estado propôs para tentar superar a grave crise financeira em que se afundou. Em véspera de Carnaval, a polícia que está com salários em atraso (tal como professores e bombeiros) ameaça entrar em greve.