Notícia
Kenana Sugar planeia angariar 200 milhões com IPO
A Kenana Sugar, o maior produtor de adoçante do Sudão, planeia angariar 200 milhões de dólares, cerca de 152 milhões de euros na oferta pública inicial de venda (IPO, na sigla inglesa), que vai ter lugar em Joanesburgo, no próximo ano.
A produtora de adoçante sudanesa Kenana Sugar vai realizar uma oferta pública inicial de venda, em Joanesburgo, para tentar angariar 200 milhões de dólares, segundo noticia a Bloomberg.
O Renaissance Capital e o Shuaa Capital foram os bancos escolhidos para lidar com a operação, segundo o gabinete de comunicação da Kenana. A empresa afirmou que vai libertar mais informações num “futuro próximo”.
O Sudão é o maior produtor africano de açúcar, depois da África do Sul e do Egipto, com uma colheita de cerca de 700 mil toneladas por ano, de acordo com a Organização Internacional do Açúcar.
A Kenana planeia dobrar a produção anual de açúcar para um milhão de toneladas em 2015, e triplicar a produção de bio combustível para 200 milhões de litros, segundo a agência Suna. A empresa também espera uma injecção de capital na ordem dos 500 milhões de dólares, por parte dos governos do Sudão, da Arábia Saudita e do Kuwait.
O Sudão importa cerca de 670 mil toneladas de açúcar todos os anos face à procura do produto no país, de acordo com dados do banco central. O país planeia tornar-se auto suficiente nesta matéria em 2014, segundo o ministro da Indústria Abdul-Wahab Osman.
O governo do Sudão detém cerca de 34% da Kenana Sugar.