Notícia
Isabel dos Santos sinaliza vontade de concorrer à presidência de Angola
Numa entrevista, a filha do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos admitiu ainda querer voltar a Angola e "servir o país".
A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do antigo presidente José Eduardo dos Santos, revelou que pretende voltar ao país e abre a porta à possibilidade de concorrer à presidência caso surja essa oportunidade.
Numa entrevista transmitida num canal de YouTube, citada pela Bloomberg, Isabel dos Santos diz esperar voltar a Angola "um dia" e "servir o país". Acrescentou ainda que concorrer à presidência é "uma ideia que não é estranha. Pode ser parte do futuro".
Antes considerada a mulher mais rica de África, Isabel dos Santos, que vive fora de Angola há vários anos, é acusada de 12 crimes num processo que envolve a sua gestão à frente da petrolífera estatal Sonangol entre 2016 e 2017. Tem sido visada como parte de um combate à corrupção liderado pelo atual Presidente João Lourenço.
O Ministério Público angolano acusa Isabel dos Santos de causar mais de cinco mil milhões de dólares em prejuízos a Angola durante os 38 anos em que o seu pai esteve no poder.
Milhares de milhões de euros da sua fortuna em Angola, Portugal e mais recentemente no Reino Unido foram congelados e a Interpol emitiu um mandado de busca internacional.
Isabel dos Santos, de 51 anos, deixou Angola em 2018 e desde então tem aumentado a presença nas redes sociais ao mostrar a sua vida no Dubai, onde viveu durante os últimos sete anos. Na entrevista concedida reiterou que as acusações que enfrenta têm motivações políticas. "Penso que serve a agenda política de João Lourenço", afirmou.