Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rússia condenada a pagar mais 1,9 mil milhões de euros aos ex-accionistas da Yukos

De acordo com o Financial Times, esta é a maior coima aplicada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, cobrindo cerca de 55 mil accionistas da antiga petrolífera.

Reuters
31 de Julho de 2014 às 15:32
  • ...

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou a Rússia ao pagamento de 1,9 mil milhões de euros aos antigos accionistas da petrolífera Yukos e dá seis meses para que o país defina um plano de pagamentos.

 

Moscovo terá ainda de pagar 300 mil euros em despesas judiciais. O Ministério da Justiça russo já reagiu à decisão, considerando-a "injusta". Terá agora um prazo de três meses para recorrer.

 

De acordo com o Financial Times, esta é a maior coima aplicada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, cobrindo cerca de 55 mil accionistas da antiga petrolífera.

 

Também esta semana, a Rússia foi condenada ao pagamento de 50 mil milhões de dólares aos accionistas da antiga Yukos, depois de o Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia ter considerado que as autoridades russas tinham manipulado o sistema legal com o objectivo de levar a companhia à falência. Moscovo irá recorrer desta decisão.

 

A Yukos foi desmantelada em 2007. Era controlada por Mikhail Khodorkovsky (na foto), então o homem mais rico da Rússia. Khodorkovsky foi condenado a 10 anos de prisão por acusações de fraude e evasão fiscal. Foi libertado em Dezembro de 2013, após perdão do Presidente Vladimir Putin.

Ver comentários
Saber mais Tribunal Europeu dos Direitos Humanos Rússia Moscovo Haia Mikhail Khodorkovsky Vladimir Putin crime lei e justiça lei internacional punição / sentença
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio