Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Contratos do União de Leiria motivam buscas nas SAD do Benfica, Sporting e Braga

A Polícia Judiciária está a realizar buscas nas SAD do Benfica, Sporting e Braga. à procura de documentos relacionados com a investigação ao União de Leiria, o único visado no processo.

  • 4
  • ...

A Polícia Judiciária está a investigar suspeitas de branqueamento de capitais por parte a SAD do União de Leiria. Em causa estarão investimentos russos que, através de um país báltico, foram efectuados nos últimos dois anos no clube leiriense, apurou o Negócios junto de fonte judicial. Na sequência da investigação, estão também a ser efectuadas buscas nas SAD do Benfica, Sporting e Braga, mas nenhum destes clubes é directamente visado na investigação, garantiu a mesma fonte.

De acordo com a CMTV, que avançou a notícia em primeira mão, a Polícia Judiciária está à procura de "contratos de jogadores russos que foram adquiridos ao clube de Leiria". Estes documentos poderão conter informação que alimente a investigação à SAD do Leiria.

 

Entretanto, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal e a Polícia Judiciária confirmaram já, oficialmente, a existência do processo de investigação, baptizado de operação Matrioskas.

 

"A investigação desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objecto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a actividade desportiva", adianta a PJ.

 

Foram realizadas 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que, diz a PJ, "permitiram apreender material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e colectivas como arguidas". Além das SAD dos vários clubes, foram efectuadas buscas em residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advocacia.

 

Contudo, e de acordo com o DCIAP, para já ninguém foi ainda constituído arguido.


Ainda segundo o Correio da Manhã, "o alvo de todas as suspeitas é o maior accionista da SAD, a empresa DS Investment LLP, do grupo russo D-Sports, que detém a maioria do capital". 

O Correio da Manhã escreve também que as autoridades suspeitam que os empresários que detêm a SAD do União de Leiria lavam milhões de euros em território nacional "com proveniência no crime organizado, sob a fachada dos negócios do futebol".


De acordo com informação disponível no site do clube de Leiria, o presidente do Conselho de Administração do clube é Alexander Tolstikov, que tem também um dos cargos de administrador. O União de Leiria tem mais três administradores: Yuri Zaitsev, Rui Lisboa e Vitor Silva. O Director Executivo é Pedro Violante.

 

A operação Matrioskas envolve 22 equipas da Polícia Judiciária, bem como um magistrado do Ministério Público, um magistrado judicial e um representante da Ordem dos Advogados. O inquérito encontra-se em segredo de justiça e o Ministério Público e a Polícia judiciária estão também a trabalhar com membros da Autoridade Tributária.

(Notícia actualizada às 13:10 com informação oficial da PJ e do DCIAP)
Ver comentários
Saber mais Polícia Judiciária União de Leiria Benfica Sporting Braga SAD DS Investment LLP Alexander Tolstikov
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio