Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente, assessor e director financeiro do Leiria detidos

Três dos seis arguidos na Operação Matrioskas, que investiga suspeitas de lavagem de dinheiro no União de Leiria, ficaram detidos na noite passada. Alexander Tolstikov, o moldavo presidente da SAD, é a figura central da investigação.

Negócios 04 de Maio de 2016 às 09:18
  • ...

O presidente da SAD do União de Leiria, Alexander Tolstikov, um seu assessor e o director financeiro da sociedade desportiva foram detidos esta terça-feira à noite pela Polícia Judiciária, horas depois de as autoridades terem feito um raide às SAD do Leiria, Sporting e Benfica e no estádio do Braga, no âmbito da Operação Matrioskas.

 

A notícia foi avançada à agência Lusa por fonte da Polícia Judiciária, que adianta ainda que está previsto que os três homens sejam presentes a primeiro interrogatório judicial na tarde desta quarta-feira ou na quinta-feira, no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa.

 

No centro desta investigação, que fez mais três arguidos – a SAD, o clube da União de Leiria e um advogado com escritório em Lisboa – está Alexander Tolstikov, sobre quem recaem suspeitas de estar a usar o clube como fachada para fazer lavagem de dinheiro proveniente do crime organizado russo, interpondo pelo meio um país báltico.

 

Segundo relata o Correio da Manhã (CM) na edição desta quarta-feira, a PJ vem acompanhando os fluxos suspeitos há já mais de um ano, suspeitando que a SAD usa as transferências dos atletas para disfarçar os capitais ilegais. A título de exemplo são dados os casos do defesa central Vitaly Lystsov e do guarda-redes Ivan Zlobin, contratados na época passada pelo Benfica à União de Leiria, de Tomas Rukas, defesa emprestado ao Sporting B, e de Stanislav Kritsyuk, que esteve no Sporting de Braga até Janeiro.

 

Segundo o CM, as transacções destes jogadores foram feitas com recurso a contabilidades paralelas, com diferenças entre o valor real dos negócios e aqueles que a empresa DS Investment LLP, que pertence ao grupo russo D-Sports, que detém 60% da SAD do União de Leiria, registou.

 

Alexander Tolstikov nasceu na Moldávia, mas passou boa parte da sua vida em Moscovo, e em 2015 obteve luz verde dos sócios para comprar a SAD do União de Leiria. Já o grupo russo D-Sports tem em carteira mais de 40 jogadores, entre os quais muitos estão emprestados a clubes portugueses.

 

Terá sido esta interdependência que fez com que a PJ tivesse estendido as buscas também ao Benfica, Sporting e ao Estádio do Braga, que não estão directamente implicados nas investigações, como os clubes se apressaram ontem a esclarecer.

 

Na passada terça-feira, a PJ, através de comunicado, já tinha adiantado que "a investigação desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objecto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a actividade desportiva".

 

Foram realizadas 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que, diz a PJ, "permitiram apreender material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e colectivas como arguidas". Além das SAD dos vários clubes, foram efectuadas buscas em residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advocacia. 

Ver comentários
Saber mais Operação Matriskas branqueamento de capitais máfia russa Polícia Judiciária União de Leiria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio